A literatura infantil no primeiro ano do Ensino Fundamental
2024; UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO; Volume: 31; Linguagem: Português
10.5335/rep.v31.15742
ISSN2238-0302
AutoresLuany Renata Santos, Carolina José Maria, Solange Wagner Locatelli,
Tópico(s)Science and Education Research
ResumoEste artigo refere-se ao recorte de uma pesquisa de mestrado construída a partir dos pressupostos da Psicologia Histórico-Cultural e desenvolvida com alunos do primeiro ano do Ensino Fundamental nas aulas de matemática de uma escola da região periférica de uma cidade do interior de São Paulo. A pesquisa aqui apresentada relaciona-se a um dos episódios selecionados e centrou-se na análise da produção de sentidos e significados pelos alunos acerca dos conceitos de mais alto e mais baixo, a partir da leitura da história O Pequeno Polegar. Os resultados evidenciaram que a atividade interventiva, marcada pela interação dialógica, possibilitou aos alunos a ampliação dos significados dos conceitos de mais alto e mais baixo. As falas apresentadas ilustram a produção de sentidos e como os significados das palavras vão sendo apropriados pelos alunos e, consequentemente, favorecendo o desenvolvimento de suas funções psíquicas superiores.
Referência(s)