Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Racionalidade, educação e sofrimento psíquico: a pandemia da covid-19 como marco temporal

2024; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA; Volume: 42; Issue: 1 Linguagem: Português

10.5007/2175-795x.2024.e96757

ISSN

2175-795X

Autores

Helga Caroline Peres, Luíz Antônio Calmon Nabuco Lastória, Luiz Roberto Gomes, Antônio Álvaro Soares Zuin,

Tópico(s)

Psychology and Mental Health

Resumo

O presente artigo aborda o modo como as características pregnantes da racionalidade atual vêm consubstanciar a tese sustentada por T. W. Adorno e M. Horkheimer segundo a qual o desenvolvimento histórico da civilização cobra, inexoravelmente, o preço da entronização do sacrifício humano. À medida que se desenvolve, a racionalidade mesma, vertida em novos dispositivos de controle ancorados nas tecnologias digitais, engendra uma nova sintomatologia. Ansiedade, depressão, medo, estresse figuram como sintomas que se manifestam, de modo crescente, em largos contingentes humanos distribuídos por diversas regiões do planeta. Nesse sentido, a pandemia da covid-19, em seu período mais crítico, 2020–2021, figura aqui como um marco temporal a partir do qual esses sintomas se tornaram, senão mais explícitos, ao menos mais intensos, em decorrência das medidas protetivas de confinamento.

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