“Glória a Deus!” – sobre o input que vem de fora

2024; Linguagem: Português

10.25189/rabralin.v23i2.2175

ISSN

0102-7158

Autores

Pedro Perini-Santos,

Tópico(s)

Religious and Theological Studies

Resumo

Este artigo discorre sobre a aquisição de expressões religiosas que não foram direcionadas para a criança, mas que são por ela usadas. Sustenta-se a hipótese que as crianças aprendem palavras e expressões que não ocorrem durante os diálogos com seus pais, mas em contextos de interação dialógica mais abrangentes. Em função dessa constatação, propõe-se a ampliação da extensão do input nas interações conversacionais. Com tal objetivo, serão expostos dados provenientes de um corpus oral longitudinal naturalístico coletado junto a uma família monolíngue falante do Português do Brasil constituída por mãe, avó e filho. Esta pesquisa assume os princípios da abordagem interacionista que pautam a significativa importância dos diálogos na aquisição da língua materna.

Referência(s)
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