TEMPO INTENSIVO, PRESENÇA E A NARRATIVA SENSORIAL DE “BEGINNING”, DE DEA KULUMBEGASHVILI
2024; UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ; Volume: 10; Issue: 16 Linguagem: Português
10.18542/arteriais.v10i16.16879
ISSN2526-8244
Autores Tópico(s)Linguistics and Education Research
ResumoResumoOs conceitos de “tempo intensivo”, de Paul Virilio, “efeitos de presença”, de Hans Ulrich Gumbrecht, e “narrativas sensoriais”, de Osmar Gonçalves, problematizam os tensionamentos trazidos pelo plano narrativo de filmes que enfatizam aspectos plásticos visuais e sonoros pela relação entre corpo, planos e seus respectivos enquadramentos. Tal caminho adotado por filmes do século XXI compõe um cinema outro que se apresenta por uma soma de intensidades conforme sua articulação em imagens e sonoridades. Desse modo, analisamos o longa-metragem Beginning (2020), de Dea Kulumbegashvili, que expõe tais tensionamentos no cinema contemporâneo do século XXI.Palavras-chave: Cinema; corpo; presença.
Referência(s)