Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Percepções de Alunos do Ensino Médio Quanto a Produções Textuais Dissertativo/Argumentativas

2023; UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS; Volume: 19; Issue: 3 Linguagem: Português

10.69843/rir.v19i3.76426

ISSN

1807-9342

Autores

Kyvy Ferreira dos Santos,

Tópico(s)

Chemistry Education and Research

Resumo

A temática deste texto é relativa à prova de Redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Teve-se como objetivo identificar quais as percepções e dificuldades relacionadas à produção de um texto dissertativo/argumentativo para o Enem que os alunos relatam ter. Fez-se uso de uma pesquisa-ação e em complemento uma observação participante para a realização desta investigação. Os instrumentos de coleta de dados foram dois questionários (Questionários Inicial e Final), no formato Google Forms, aplicados a 12 alunos da 2ª e 3ª Séries do Ensino Médio do Colégio Estadual Mariquita Costa, município de Morrinhos, Goiás. Após a aplicação do primeiro questionário, sobre a percepção e as dificuldades, elaborou-se dois Aulões de Redação, os quais foram ministrados a esses mesmos participantes. Depois disso, aplicou-se o segundo questionário para a avaliação dos Aulões. Encontrou-se que os estudantes, em sua maioria, não dominam os conceitos básicos sobre as produções dissertativo/argumentativas e sentem insegurança quanto a sua preparação para a Prova de Redação do Enem. Conclui-se que seja possível, por meio de aula mais dinâmicas e focadas nas necessidades dos estudantes, colocar em prática, nas aulas de redação das escolas, propostas que conduzam nos alunos maior interesse e proporcionem maiores habilidades para produções textuais nesta área. Palavras-chave: Redação. Enem. Dissertação. Argumentação.

Referência(s)
Altmetric
PlumX