A INDÚSTRIA DE JOGOS ELETRÔNICOS NO BRASIL: UMA BREVE HISTÓRIA E SUAS IMPLICAÇÕES NA ATUALIDADE
2024; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ; Volume: 16; Issue: 1 Linguagem: Português
10.4025/geoinga.v16i1.72057
ISSN2175-862X
AutoresRodrigo Gavioli Diniz, Felipe Gavioli Diniz,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoA indústria de jogos eletrônicos é uma das que mais se destaca em âmbito global, devido ao seu potencial de arrecadação e ao mercado consumidor, que no ano de 2023 alcançou 3,3 bilhões de pessoas. Mas, esse ramo produtivo não foi difundido de maneira homogênea, com uma grande diferença entre os países capitalistas centrais e os países periféricos. Isto posto, o objetivo precípuo da pesquisa é analisar como foi o processo de consolidação da indústria de jogos eletrônicos no Brasil e os seus desdobramentos, sobretudo na atualidade. A metodologia da pesquisa é quali-quantitativa e consiste na revisão bibliográfica dos processos centrais, com destaque para a história dos games, e também na coleta e posterior sistematização de dados e indicadores referentes a algumas variáveis dessa indústria. Os resultados mostram que apesar do expressivo consumo de jogos eletrônicos, as desenvolvedoras brasileiras enfrentam adversidades na produção, a exemplo da elevada tributação e as ausências de políticas governamentais de incentivo e de cursos de capacitação. Esses problemas existiam no final do século XX e permanecem nos dias de hoje. Contudo, em abril de 2024, foi votado e aprovado na Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei (PL) 2.796/2021, que tenciona reverter esse cenário.
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