Marighella: o retorno do público às salas de cinema do Brasil na pandemia de covid-19
2024; Departamento de Cinema, Rádio e Televisão da Universidade de São Paulo; Volume: 13; Issue: 1 Linguagem: Português
10.11606/issn.2238-7714.no.2024.215697
ISSN2238-7714
AutoresAdhemar Lage, Mário Cesar Pereira Oliveira,
Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoEste artigo traz uma análise da distribuição do filme Marighella nas salas de cinema do Brasil, após a flexibilização do isolamento social provocado pela pandemia de covid-19, problematizando o circuito exibidor, a participação do Estado e os resultados alcançados pelo filme. A pesquisa foi realizada apontando uma correlação entre a quantidade de salas que exibiram o filme e os seus resultados de bilheteria, compreendendo as dimensões geográficas e a participação do filme estrangeiro no mercado. A partir do cruzamento dos dados de exibição do filme Marighella com a pesquisa bibliográfica sobre o cinema nacional foi possível entender como a configuração histórica do mercado cinematográfico inibe os esforços dos filmes brasileiros em encontrar o seu público.
Referência(s)