Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Marighella: o retorno do público às salas de cinema do Brasil na pandemia de covid-19

2024; Departamento de Cinema, Rádio e Televisão da Universidade de São Paulo; Volume: 13; Issue: 1 Linguagem: Português

10.11606/issn.2238-7714.no.2024.215697

ISSN

2238-7714

Autores

Adhemar Lage, Mário Cesar Pereira Oliveira,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

Este artigo traz uma análise da distribuição do filme Marighella nas salas de cinema do Brasil, após a flexibilização do isolamento social provocado pela pandemia de covid-19, problematizando o circuito exibidor, a participação do Estado e os resultados alcançados pelo filme. A pesquisa foi realizada apontando uma correlação entre a quantidade de salas que exibiram o filme e os seus resultados de bilheteria, compreendendo as dimensões geográficas e a participação do filme estrangeiro no mercado. A partir do cruzamento dos dados de exibição do filme Marighella com a pesquisa bibliográfica sobre o cinema nacional foi possível entender como a configuração histórica do mercado cinematográfico inibe os esforços dos filmes brasileiros em encontrar o seu público.

Referência(s)
Altmetric
PlumX