Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Ações e estratégias do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais durante a pandemia do COVID-19, em 2020

2023; UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS; Volume: 19; Issue: 2 Linguagem: Português

10.69843/rir.v19i2.71543

ISSN

1807-9342

Autores

Claubert Wagner Guimarães de Menezes, Sarah Barbosa Reis,

Tópico(s)

Healthcare during COVID-19 Pandemic

Resumo

A pandemia do COVID-19 surgiu na China no fim de 2019, e chegou ao Brasil no início de 2020. O vírus se espalhou infectando milhares de pessoas e afetou negativamente diversos setores, dentre eles os Institutos Federais. O objetivo desse trabalho foi analisar o panorama de estratégias e ações executadas em 2020 pelo Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), quanto ao acesso à educação e a projetos de extensão direcionados para a pandemia do COVID-19. As informações foram obtidas nas publicações do Portal da Reitoria do IFNMG e de seus Campi. Foram analisadas as seguintes estratégias e ações: a data das primeiras informações sobre o COVID-19, a suspensão e o retorno das atividades letivas no IFNMG; ações de permanência e não evasão dos estudantes, bem como o preparo para o retorno remoto das atividades letivas; a organização das informações referente às Atividades Não Presenciais (ANP) nos portais do Campi, e as ações de Extensão direcionadas ao enfrentamento a COVID-19 em 2020. As reações de suspensão das atividades letivas e ações de apoio aos docentes e estudantes, para o retorno não presencial das atividades de ensino nos Campi do IFNMG ocorreram de forma ordenada em 2020. As atividades de extensão desenvolvidas pelo IFNMG atenderam de forma emergencial, às demandas sociais impostas pela pandemia. As informações nos portais do IFNMG, referentes ao retorno remoto das atividades letivas foram heterogêneas, com a necessidade de uma padronização e orientação das publicações. O IFNMG se adaptou a crise causada pela pandemia de COVID-19 em 2020, criando estratégias e ações de promoção ao ensino, extensão e gestão, cumprindo sua função social e suas responsabilidades em relação às políticas, práticas de inclusão e de superação das desigualdades sociais de seu público interno e externo.

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