Educação para o empreendedorismo e a ação distribuída de atores-rede
2024; UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE; Volume: 18; Issue: Edicao-Especial Linguagem: Português
10.12712/rpca.v18iedicao-especial.58354
ISSN1982-2596
AutoresDany Flávio Tonelli, David Gibson,
Tópico(s)Social and Economic Solidarity
ResumoDiscute-se a experiência da Universidade do Texas-Austin em educação empreendedora, de modo a ampliar a compreensão do tema para além de cursos e programa formais, incorporando a influência de práticas coletivas de coisas, estudantes, professores e staff. Baseando-se na Teoria Ator-Rede, a partir de estudo de caso realizado entre junho/22 e abril/23, apresentam-se resultados que descrevem parcialmente o cenário onde a UT-Austin e seus programas estão inseridos. A contribuição teórica perpassa pela demonstração da educação para o empreendedorismo como algo que abrange extensa rede de atores e relações heterogêneas que produzem efeitos não limitados por intencionalidades formalizadas.
Referência(s)