Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Construção e validação de um instrumento de coleta de dados: percepção de professores de possíveis impactos da pandemia da covid-19 na educação básica

2024; UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ; Volume: 20; Issue: 44 Linguagem: Português

10.18542/amazrecm.v20i44.15923

ISSN

2317-5125

Autores

Isabela Torres Oliveira, Edson José Wartha,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

O objetivo deste estudo foi desenvolver e validar um questionário como instrumento de coleta de dados para mensurar a percepção de professores da educação básica acerca de possíveis impactos da pandemia da covid-19 na prática docente. O questionário foi construído considerando o perfil sociodemográfico dos professores, comportamentos e consequências da pandemia, modalidades e recursos didáticos utilizados, e práticas pedagógicas adotadas durante e pós-pandemia. Com isso, para o processo de validação, foram utilizados o método Delphi e um pré-teste que envolveram a participação de docentes de todas as cinco regiões do Brasil, buscando abranger uma amostra representativa e diversificada. Logo, o processo de validação do questionário buscou garantir a eficácia na coleta das informações, para assegurar análises mais precisas a partir do questionário final obtido

Referência(s)