Efeitos do nível de autoridade do falante sobre a manutenção do seguimento de regras discrepantes por crianças
2024; Volume: 26; Linguagem: Português
10.31505/rbtcc.v26i1.1907
ISSN1982-3541
AutoresLetícia Lorbieski, Heloisa R. Zapparoli, Mariéle Diniz Cortez,
Tópico(s)Legal processes and jurisprudence
ResumoEste estudo investigou os efeitos do nível de autoridade do falante sobre a manutenção do seguimento de regras discrepantes por crianças. Participaram doze crianças expostas a uma tarefa computadorizada de emparelhamento de acordo com o modelo programada com cinco blocos de 20 tentativas cada. Nos blocos 1, 3, e 5, uma regra correspondente às contingências foi apresentada pelo computador. Nos blocos 2 e 4, uma regra discrepante das contingências foi apresentada por falantes com diferentes níveis de autoridade (professor adulto e criança). Metade dos participantes foi exposta, primeiramente, à apresentação da regra discrepante pelo professor adulto e, depois, pela criança. A outra metade foi exposta à ordem contrária. Todos os participantes abandonaram o seguimento da regra discrepante e não foi observada diferença significativa entre os níveis de autoridade. Confirmou-se que o seguimento da regra tende a ser abandonado quando contacta a discrepância entre a regra e a contingência em vigor.
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