Artigo Acesso aberto

Efeitos do nível de autoridade do falante sobre a manutenção do seguimento de regras discrepantes por crianças

2024; Volume: 26; Linguagem: Português

10.31505/rbtcc.v26i1.1907

ISSN

1982-3541

Autores

Letícia Lorbieski, Heloisa R. Zapparoli, Mariéle Diniz Cortez,

Tópico(s)

Legal processes and jurisprudence

Resumo

Este estudo investigou os efeitos do nível de autoridade do falante sobre a manutenção do seguimento de regras discrepantes por crianças. Participaram doze crianças expostas a uma tarefa computadorizada de emparelhamento de acordo com o modelo programada com cinco blocos de 20 tentativas cada. Nos blocos 1, 3, e 5, uma regra correspondente às contingências foi apresentada pelo computador. Nos blocos 2 e 4, uma regra discrepante das contingências foi apresentada por falantes com diferentes níveis de autoridade (professor adulto e criança). Metade dos participantes foi exposta, primeiramente, à apresentação da regra discrepante pelo professor adulto e, depois, pela criança. A outra metade foi exposta à ordem contrária. Todos os participantes abandonaram o seguimento da regra discrepante e não foi observada diferença significativa entre os níveis de autoridade. Confirmou-se que o seguimento da regra tende a ser abandonado quando contacta a discrepância entre a regra e a contingência em vigor.

Referência(s)