
Formação stricto sensu: perspectiva de egressos de um programa de enfermagem
2024; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO; Volume: 37; Linguagem: Português
10.37689/acta-ape/2024ao00001084
ISSN1982-0194
AutoresSamara Eliane Rabelo Suplici, Andréa Huhn, Katheri Maris Zamprogna, Mara Ambrosina de Oliveira Vargas, José Luís Guedes dos Santos, Laura Cavalcanti de Farias Brehmer, Patrícia Kuerten Rocha, Flávia Regina Souza Ramos,
Tópico(s)Palliative and Oncologic Care
ResumoResumo Objetivo Analisar a formação acadêmica em um programa de pós-graduação stricto sensu em Enfermagem na perspectiva dos egressos. Método Estudo de métodos mistos, paralelo convergente, realizado com 91 egressos de um programa de pós-graduação em enfermagem da Região Sul do Brasil, a partir de um questionário on-line. Dados quantitativos foram analisados por meio de estatística descritiva e os dados qualitativos foram submetidos à análise de conteúdo. Resultados Setenta egressos (76,9%) reconheceram melhorias na sua vida profissional, e 74 (81,4%) se sentiram motivados para os cursos. Sofrimento mental (48; 52,7%); acúmulo de vínculos de trabalho com as atividades do curso (46; 50,5%); falta de apoio financeiro à pesquisa (41,45,1%) foram relacionados à desmotivação. Dos respondentes, 71 (78%) concordaram totalmente com a aderência do programa à área de enfermagem, embora que o menor percentual de concordância (n=69; 31,4%) tenha ocorrido no item referente a discussão para atualização periódica das Produções, Articulação e Aderência dos Laboratórios de Pesquisa às linhas de pesquisa do Programa. Conclusão O curso de pós-graduação tem contribuído para o processo de qualificação dos profissionais como professores, pesquisadores e gestores, levando à conclusão que é essencial que os programas tenham uma compreensão das contribuições que esses cursos trazem para os profissionais e para a melhoria do sistema de saúde.
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