Artigo Acesso aberto

Currículo e avaliação na América Latina

2024; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE; Volume: 62; Issue: 73 Linguagem: Português

10.21680/1981-1802.2024v62n73id36478

ISSN

1981-1802

Autores

Juliana Fátima Serraglio Pasini, Juliana Franzi,

Tópico(s)

Education and Public Policy

Resumo

Este artigo analisa o currículo escolar na América Latina, com as especificidades do Brasil, do Chile e da Bolívia. Realizamos uma pesquisa bibliográfica e documental, que evidencia leis e relatórios da análise curricular do Estudo Regional Comparativo e Explicativo, bem como outros documentos que versam sobre o currículo. A investigação aponta a força do neoliberalismo no contexto latino-americano, estimulando uma organização que padroniza o currículo educacional, visando favorecer as avaliações em larga escala e, por conseguinte, caminha na contramão da preservação e do respeito à diversidade e à pluralidade social e cultural. O estudo identifica a Unesco como uma agência internacional indutora das reformas educacionais e curriculares, atreladas à participação das escolas nas avaliações internacionais e na criação de instrumentos próprios de avaliação como forma de monitorar a qualidade da educação nos países latino-americanos. Os resultados revelam movimentos que assumem um contraponto ao neoliberalismo e destaca vozes dissonantes à lógica do capital na educação.

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