Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Ambientalização Curricular na Educação Superior: diálogo de saberes necessários para a formação de professores

2024; Volume: 19; Issue: 1 Linguagem: Português

10.18675/2177-580x.2024-17997

ISSN

2177-580X

Autores

Elisângela de Felippe Rodrigues, Cláudia da Silva Cousin,

Tópico(s)

Environmental Sustainability and Education

Resumo

Este artigo tem como objetivo compreender como se mostram os processos de Ambientalização Curricular (AC) nos cursos de formação de professores na Educação Superior, em periódicos científicos, teses e dissertações, no período de 2008 a 2019, utilizando a metodologia do Estado da Questão (EQ), de Nóbrega-Therrien e Silveira (2011) e Nóbrega-Therrien, Therrien (2004). Tal feitoria foi parte de uma pesquisa de doutorado que corroborou para compreender como é possível, a partir de um processo de AC, transversalizar a Educação Ambiental Crítica no curso de Geografia – Licenciatura e sua contribuição para formação de professores. Os principais resultados indicam que a metodologia do EQ contribui para compreensões teóricas-metodológicas de AC, que são pertinentes para a construção do campo do conhecimento e do desenvolvimento da pesquisa acerca da potência do diálogo de saberes na formação de professores, em consonância com a Educação Ambiental, conforme a Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA, 1999) e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental (DCNEA, 2012).

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