DE ANTIDOTO À VENENO: DISCURSO POLÍTICO DE VIÉS RELIGIOSO SOBRE HOMOSSEXUALIDADE – PARTE 2
2024; Volume: 4; Issue: 9 Linguagem: Português
10.56083/rcv4n9-094
ISSN2764-7757
AutoresAndreia da Fonseca Araujo, José Pascoal Mantovani, Miria Benincasa, Maria do Carmo de Araújo Fernandes, Francisca Edinete Nogueira de Sousa, S. R. R. Ramos, Tamara Priscila Silva Sousa, Tatiana Crete Calçada, Rosa Frugoli,
Tópico(s)LGBTQ Health, Identity, and Policy
ResumoEste estudo objetivou identificar e analisar a projeção de sombra de um discurso político de viés religioso, delimitada a uma determinada entrevista divulgada em canal midiático, público e aberto, concedida por um específico deputado federal e pastor, com relação às colocações sobre a homossexualidade e homossexuais, apresentando a transição da condição terapêutica da religião para o patamar de toxidade na vida do sujeito, especialmente quando utilizada por um represente de Estado. A partir da reflexão do papel da religião na construção do sujeito, aplicada a um discurso político, analisou-se o impacto desta experiência, sobretudo ao assumir papel nocivo. Como método, utilizou-se de Análise de Conteúdo de Bardin, aplicada à referida entrevista, evidenciando-se as categorias a) racismo, b) posicionamento religioso, c) homofobia e d) direitos humanos, sendo que, este trabalho, parte 2, abordará a categoria homofobia, por meio da sessão intitulada De antídoto à veneno – posicionamento político de viés religioso. Esclarece-se que o primeiro artigo, parte 1, abordou-se a categoria posicionamento religioso, por meio da sessão intitulada De antídoto à veneno – posicionamento político de viés religioso, por meio das subseções religião e experiência religiosa. Os resultados evidenciaram aspectos da sombra homofóbica presente nas narrativas do deputado federal e pastor supracitado. Destaca-se como a religião, ao invés de ser um antídoto, pode se tornar um veneno, especialmente quando utilizada por figuras públicas para justificar a homofobia e a discriminação, contribuindo para a docilização e o condicionamento de subjetividades.
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