METODOLOGIAS ATIVAS E O ENSINO DE GEOGRAFIA: CAMINHOS PARA A APRENDIZAGEM DO ESPAÇO.

2024; Volume: 8; Issue: 1 Linguagem: Português

10.61164/rmnm.v8i1.2866

ISSN

2178-6925

Autores

Felipe Alan Souza Santos, Alan Nunes Araújo,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

Este artigo explorar o potencial da inserção do uso das metodologias ativas no ensino de Geografia na educação básica, com o objetivo de promover uma aprendizagem mais engajadora e significativa. Argumenta-se que essas estratégias incentivam os alunos a se tornarem participantes ativos no processo educativo, estimulando a interação profunda com o conteúdo e fomentando habilidades críticas e criativas. A metodologia empregada combina uma revisão integrativa da literatura, abordando artigos de periódicos especializados, com procedimentos mais dinâmicos, incluindo visitas de campo e a implementação de duas práticas específicas: Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) e Júri Simulado. Essas atividades demonstram como a aplicação de metodologias ativas pode transformar o ensino de Geografia, tornando-o mais atrativo e eficaz, ao mesmo tempo que prepara os alunos para enfrentar desafios complexos, reforçando a importância de se adotarem abordagens pedagógicas inovadoras na educação contemporânea..

Referência(s)