Inovação didática e ensino eficaz: uma revisão sistemática do impacto das tecnologias digitais na reformulação dos saberes docentes
2024; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 17; Issue: 9 Linguagem: Português
10.55905/revconv.17n.9-220
ISSN1988-7833
AutoresJosé Ricardo Barros de Lima, Francisco Levi Pereira Braga, Luiz Paulo Fernandes Lima, Gylly Peterson Fernandes Lima, Ilse Abegg, Thiago I. A. Souza, Francisco Herbert Lima Vasconcelos,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoEsta Revisão Sistemática da Literatura (RSL) tem como objetivo investigar o impacto da modelagem e impressão 3D na construção ou reformulação de saberes docentes. Inicialmente, abordam-se os fundamentos dos saberes docentes definidos por Tardif (2014). Em seguida, discute-se os domínios do Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (do inglês: PCK), conforme defendido por Shulman (1986), e, complementando esses perfis teóricos, são analisadas as contribuições da Engenharia Didática de Formação (EDF). Com base no Conhecimento de Conteúdo Pedagógico Tecnológico (do inglês: TPACK), verificou-se que as atividades realizadas com a impressora 3D promovem a autoconfiança em habilidades tecnológicas, além de favorecer a integração de conhecimentos. Entre as categorias de saberes analisadas, destacam-se: “Saber Tecnológico”, “Saber Pedagógico”, “Saber Didático” e “Saber Curricular”. Por meio dessas categorias, é possível fortalecer as competências docentes necessárias para a implementação de recursos didáticos produzidos com impressão 3D. Além disso, os resultados revelaram que a estrutura TPACK. descreve um conjunto de conhecimentos necessários para uma docência inovadora, mediada por tecnologias e centrada na identidade profissional.
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