Prototipagem de máquinas térmicas a vapor utilizando materiais de baixo custo: um relato de experiência STEAM no estágio de docência do doutorado à luz da Teoria Histórico-Cultural

2024; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 16; Issue: 9 Linguagem: Português

10.55905/cuadv16n9-073

ISSN

1989-4155

Autores

Salvino Coimbra Filho, Rhuiago Mendes de Oliveira, Josefina Barrera Kalhil,

Tópico(s)

Chemistry Education and Research

Resumo

O presente artigo apresenta o relato de uma atividade de prototipagem de máquinas térmicas a vapor utilizando materiais recicláveis e/ou de baixo custo, realizada durante o estágio de docência de um curso de doutorado, em uma turma de licenciatura em Química, na disciplina de Elementos de Física I. A proposta pedagógica fundamentou-se na Teoria Histórico-Cultural de Vygotsky e na Educação STEAM, com o objetivo de promover o ensino-aprendizagem de conceitos de Termodinâmica por meio do desenvolvimento de habilidades práticas e cognitivas. Durante a atividade, os estudantes construíram um barco a vapor e uma máquina térmica que movimentou uma hélice, utilizando as leis da Termodinâmica e demonstrando os princípios da transformação de energia térmica em energia mecânica. O estudo adotou uma abordagem qualitativa, e os dados foram coletados por meio de observação direta, registros em diário de bordo e análise de relatórios produzidos pelas equipes, utilizando o software Iramuteq para gerar uma nuvem de palavras. Os resultados evidenciam a relevância e o potencial da abordagem prática e integrativa para a compreensão e significação de conceitos e conteúdos complexos, como a Termodinâmica, e o desenvolvimento de habilidades essenciais para a formação dos futuros professores de Química, não somente no âmbito acadêmico e profissional, mas para a vida como um todo.

Referência(s)