Inteligência artificial nos cursos à distância: vantagens, desvantagens e desafios na transformação do ensino

2024; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 16; Issue: 9 Linguagem: Português

10.55905/cuadv16n9-064

ISSN

1989-4155

Autores

Erich Teles Bezerra, Emanuely Monteiro Celestino, Jorayna Ruana Maciel da Fonsêca, Isaac Felipe dos Santos Lima, Angélica de Oliveira Caçador Lisboa, Alessandro Gonzales Devidé Ferreira da Cruz, Eleni Aparecida Andrade Santos Le Goueff, Tomé Fernandes Caitano, Maria Amélia Catossi Graciano, Silvana Aparecida Borges Gonçalves, Andréia Jacobina Fonseca Vieira, Rômulo Goes Freitas,

Tópico(s)

E-Learning and Knowledge Management

Resumo

Este artigo explora o impacto das tecnologias emergentes, como inteligência artificial (IA), realidade aumentada (RA) e realidade virtual (RV), na Educação a Distância (EAD). A pesquisa é fundamentada na crescente integração dessas tecnologias nos ambientes educacionais e visa avaliar como elas afetam a personalização do ensino, a interação dos alunos e a gestão educacional. Adotando uma abordagem metodológica qualitativa, a pesquisa realiza uma revisão bibliográfica de fontes acadêmicas reconhecidas, como Scopus e Web of Science, para fornecer uma análise abrangente. Os resultados indicam que a IA contribui para um aprendizado adaptativo e um feedback em tempo real, permitindo a personalização do ensino de acordo com o desempenho dos alunos. A RA e a RV, por sua vez, oferecem experiências imersivas que enriquecem a compreensão dos conteúdos e facilitam a aplicação prática dos conhecimentos. No entanto, a implementação dessas tecnologias enfrenta desafios, como a necessidade de investimentos em infraestrutura tecnológica e preocupações com a privacidade dos dados dos alunos. A conclusão sugere que, quando integradas de forma eficaz, essas tecnologias podem transformar a EAD, proporcionando uma experiência educacional mais dinâmica e adaptada às necessidades dos alunos.

Referência(s)