Estratégias para a descolonização do pensamento na formação de professores: o papel da música negra nos currículos de licenciatura em música
2024; Editora Univates; Volume: 21; Issue: 9 Linguagem: Português
10.54033/cadpedv21n9-181
ISSN1983-0882
AutoresVanessa Regina Eleutério Miranda, Cibele Lauria Silva,
Tópico(s)Social and Political Issues
ResumoNo Brasil, a formação de professores de música para atuar na educação escolar acontece, primordialmente, em instituições de ensino superior, onde os futuros docentes têm acesso a um repertório de conhecimentos teóricos e práticos acerca de seu trabalho e, também, a um modelo específico de pensamento, fortemente assentado na lógica cientificista do chamado mundo ocidental. Esse modelo de pensamento acaba por operacionalizar certas relações de força, por meio das quais certos tipos de conhecimentos podem ser considerados válidos e outros não. Ao se deparar com o contexto escolar, onde efetivamente os professores atuam, muitos egressos dos cursos de formação docente questionam a sua própria formação, que muitas vezes não contemplou muitos dos aspectos, questões e problemas enfrentados na realidade. No cotidiano da docência, os licenciados em música se deparam com diferentes problemas e diversas dúvidas quanto às alternativas possíveis do trabalho pedagógico, especialmente no que se refere ao dilema na definição dos conteúdos a serem ensinados. A partir do entendimento de que a educação é também um lugar de desconstrução das lógicas universalizantes, nos propomos a discutir e problematizar a importância da visibilização das práticas de povos sistematicamente excluídos dos cânones curriculares, caso dos povos negros. Acreditamos que a descolonização do pensamento eurocentrado na formação de professores pode criar uma experiência formativa mais rica e uma prática pedagógica mais inclusiva, comprometida com a justiça social.
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