ESTRATÉGIA CORPORATIVA DE CRESCIMENTO E TRANSFORMAÇÃO DIGITAL: ESTUDO DE CASO DO GRUPO ECONÔMICO ITAÚSA S.A.

2024; FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL; Volume: 12; Issue: 3 Linguagem: Português

10.55028/don.v12i3.19326

ISSN

2317-949X

Autores

Elizangela Maria Pas Menegon, Juliano Danilo Spuldaro,

Tópico(s)

Agricultural and Food Sciences

Resumo

A transformação digital do setor financeiro prevê mudança nos modelos de negócios. Compreender quais estratégias corporativas de crescimento adotadas durante este processo para potencializar o desempenho faz-se necessário. O objetivo do estudo é analisar quais combinações de estratégia corporativa de crescimento com transformação digital são necessárias ou suficientes para o desempenho superior de um grupo econômico do setor financeiro em um período de 10 anos. Trata-se de uma pesquisa explicativa, qualitativa, caracterizada como estudo de caso único longitudinal. Dados coletados na Base de dados EMIS, site da B3, de Relação com Investidores e na base de dados Economática, entre 2011 a 2020. Como técnica de análise de dados, utilizou-se a QCA – Qualitative Comparative Analysis. Principais resultados, pode-se notar que a transformação digital não produz resultados superiores sem estar alinhada com a estratégia corporativa de crescimento. Para que o desempenho superior seja alcançado, deve haver a presença de uma estratégia corporativa de crescimento de diversificação com transformação digital. Este estudo contribui para as temáticas de transformação digital e estratégia corporativa de crescimento mostrando evidências a respeito das condições em que a combinação deles produz desempenho superior, mostra ser possível combinar estudo de caso com QCA em uma perspectiva de tempo alongada.

Referência(s)
Altmetric
PlumX