ESTRATÉGIA CORPORATIVA DE CRESCIMENTO E TRANSFORMAÇÃO DIGITAL: ESTUDO DE CASO DO GRUPO ECONÔMICO ITAÚSA S.A.
2024; FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL; Volume: 12; Issue: 3 Linguagem: Português
10.55028/don.v12i3.19326
ISSN2317-949X
AutoresElizangela Maria Pas Menegon, Juliano Danilo Spuldaro,
Tópico(s)Agricultural and Food Sciences
ResumoA transformação digital do setor financeiro prevê mudança nos modelos de negócios. Compreender quais estratégias corporativas de crescimento adotadas durante este processo para potencializar o desempenho faz-se necessário. O objetivo do estudo é analisar quais combinações de estratégia corporativa de crescimento com transformação digital são necessárias ou suficientes para o desempenho superior de um grupo econômico do setor financeiro em um período de 10 anos. Trata-se de uma pesquisa explicativa, qualitativa, caracterizada como estudo de caso único longitudinal. Dados coletados na Base de dados EMIS, site da B3, de Relação com Investidores e na base de dados Economática, entre 2011 a 2020. Como técnica de análise de dados, utilizou-se a QCA – Qualitative Comparative Analysis. Principais resultados, pode-se notar que a transformação digital não produz resultados superiores sem estar alinhada com a estratégia corporativa de crescimento. Para que o desempenho superior seja alcançado, deve haver a presença de uma estratégia corporativa de crescimento de diversificação com transformação digital. Este estudo contribui para as temáticas de transformação digital e estratégia corporativa de crescimento mostrando evidências a respeito das condições em que a combinação deles produz desempenho superior, mostra ser possível combinar estudo de caso com QCA em uma perspectiva de tempo alongada.
Referência(s)