Transformando o aprendizado em diversão com o eMAGame: O Jogo de Tabuleiro que ensina sobre desenvolvimento web e acessibilidade

2024; Editora Univates; Volume: 21; Issue: 9 Linguagem: Português

10.54033/cadpedv21n9-092

ISSN

1983-0882

Autores

Tiago Saidelles, Miguel Augusto Bauermann Brasil,

Tópico(s)

Digital Games and Media

Resumo

A disciplina Projeto e Desenvolvimento de Interfaces para Internet está presente no currículo do curso técnico em Informática do CTISM - UFSM. Nela, os estudantes têm a primeira experiência com os conceitos de desenvolvimento web e seus critérios de acessibilidade e inclusão. Apesar disso, ao longo da disciplina, percebe-se a carência de encontrar materiais para e praticar a revisão sobre o tema de acessibilidade na web contemplado no Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico - eMAG. Observa-se a necessidade de criar e implementar novas técnicas de ensino e aprendizagem na disciplina em questão, e os jogos são uma dessas opções possíveis. Dessa forma, este estudo tem como objetivo criar um jogo de tabuleiro para ensinar as diretrizes de acessibilidade na web previstas no eMAG. Para isso, foi conduzida uma pesquisa projetual com base em estudos bibliográficos nas áreas de Educação, Ciência da Computação e Design da Informação.Como resultado final desta pesquisa, o “eMAGame” foi desenvolvido como um jogo de tabuleiro em trilha com foco no ensino das diretrizes sobre desenvolvimento web no eMAG de forma lúdica e ativa.

Referência(s)
Altmetric
PlumX