QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19
2024; FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL; Volume: 12; Issue: 3 Linguagem: Português
10.55028/don.v12i3.19641
ISSN2317-949X
AutoresMoabe Santos de Souza, Lucila Moura Ramos Vasconcelos, J. P. SILVA,
Tópico(s)Healthcare during COVID-19 Pandemic
ResumoA pandemia de COVID-19 teve um impacto significativo no setor educacional, levando a uma transição para o ensino remoto e afetando a qualidade de vida dos professores. Este estudo teve como objetivo compreender a percepção dos professores sobre a qualidade de vida no trabalho durante a pandemia. A pesquisa, de natureza qualitativa e exploratória, envolveu a análise de conteúdo de entrevistas. Três categorias foram examinadas: os novos modelos de ensino, as condições de trabalho dos professores e o uso de tecnologias de informação e comunicação em sala de aula. Os resultados revelaram que o ensino remoto, embora uma solução emergencial, não atendeu às necessidades da educação básica e aumentou o estresse dos professores. No entanto, destacou-se que a tecnologia desempenha um papel fundamental no processo de ensino-aprendizagem, embora o investimento ainda seja limitado. Além disso, ficou evidente que o ambiente escolar muitas vezes negligencia o bem-estar dos professores, que são o ativo mais importante da instituição. Portanto, é fundamental fornecer apoio e cuidado aos professores para promover motivação e satisfação no trabalho.
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