Metodologia, instrumentos pedagógicos e documentação da Escola Família Agrícola de Orizona (EFAORI)
2024; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 17; Issue: 9 Linguagem: Português
10.55905/revconv.17n.9-223
ISSN1988-7833
AutoresRegina Célia Gomes da Silva Carmo, Vívian da Silva Braz,
Tópico(s)Rural Development and Agriculture
ResumoEste estudo analisa a implementação da Educação Ambiental e Sustentabilidade na Escola Família Agrícola de Orizona (EFAORI), abordando as metodologias, currículos e materiais didático-pedagógicos utilizados. A pesquisa envolveu a coleta de dados por meio de questionários, entrevistas, observação direta e análise documental com alunos, ex-alunos, professores e familiares. Os resultados indicam que a metodologia de Pedagogia da Alternância aplicada na EFAORI contribui significativamente para a formação socioambiental dos alunos, promovendo a integração entre teoria e prática e fortalecendo valores de cidadania, ética e responsabilidade ambiental. A EFAORI enfrenta desafios como a necessidade de um corpo docente permanente e a participação ativa das famílias, mas demonstra sucesso na preparação dos alunos para práticas sustentáveis na agricultura familiar. Além disso, a análise dos documentos escolares e dos instrumentos pedagógicos utilizados revela que a Educação Ambiental está integrada ao currículo de forma interdisciplinar, o que facilita o desenvolvimento de uma consciência ecológica e a aplicação de práticas sustentáveis. Conclui-se que a EFAORI vai ao encontro dos objetivos das primeiras Escolas Rurais, proporcionando uma educação integral que fomenta a preservação dos recursos naturais e a sustentabilidade, além de preparar os alunos para enfrentar desafios socioambientais de maneira crítica e consciente.
Referência(s)