Artigo Acesso aberto

LIBERDADE DE CÁTEDRA E FUTURO DO TRABALHO DOCENTE

2024; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA; Volume: 19; Issue: 2 Linguagem: Português

10.5433/1980-511x.2024.v19.n2.44810

ISSN

1980-511X

Autores

Lawrence Estivalet de Mello, Camila Siqueira Katrein, Alexandra Maciel Veiga,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

Este artigo se situa no campo dos estudos sobre erosão de direitos sociais fundamentais e reestruturação neoliberal do trabalho, com recorte para seus efeitos sobre a regulação laboral pública de professores e professoras. O problema de pesquisa é delimitado pelo exame de compatibilidade entre reestruturação da atividade docente e estatuto constitucional da liberdade de cátedra, como parte de um estudo mais amplo sobre contratualidades espoliativas no âmbito de Instituições de Ensino Superior Privadas. Mediante estudo bibliográfico e documental sobre a liberdade de cátedra na Constituição Federal (seção 1) e análise dos problemas da gravação de aulas e da divisão do trabalho proposta no ensino à distância (seção 2), verificou-se um processo de expropriação de atributos da personalidade de professores e professoras. O processo de investigação tem caráter qualitativo e exploratório, utilizando-se dos métodos de revisão bibliográfica e análise de conteúdo de documentos jurídicos. Palavras-chave: liberdade de cátedra, trabalho docente, ensino remoto

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