Metodologia ativa de aprendizagem baseada em projeto (ABP) aplicada na disciplina máquinas elétricas da Escola Superior de Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas - EST/UEA no desenvolvimento de protótipo de carga mecânica para testes e ensaios em motor de indução trifásico (MIT)
2024; Editora Univates; Volume: 21; Issue: 9 Linguagem: Português
10.54033/cadpedv21n9-057
ISSN1983-0882
Autores Tópico(s)Cultural Identity and Representation
ResumoAnalisando o conteúdo programático da disciplina Máquinas Elétricas ofertada no curso de Engenharia Elétrica da Universidade do Estado do Amazonas fica evidente que noções sobre acionamento e manutenção de motores de indução trifásicos (MIT) ficam fora do escopo. Objetivando uma aprendizagem mais inclusiva dos alunos na resolução de problemas com esse tipo de equipamento elétrico optou-se pela aplicação da metodologia ativa conhecida como Aprendizagem Baseada em Projeto, onde foi desenvolvida de forma paralela as aulas teóricas, no laboratório de Acionamentos Elétricos. A metodologia do Projeto Construtivo foi desenvolvida em 100 dias letivos e utilizou outras ferramentas ativas, tais como, Sala de Aula Invertida, Peer Instruction e Aprendizagem em Equipe no ensinar e construir conhecimento em acionar MIT e noções de manutenção. No final do semestre foram entregues 02 protótipos de carga mecânica para testes e ensaios de MIT, conforme cenários apresentados as equipes. Cada equipe mediu a temperatura do enrolamento, velocidade do eixo, tensão e corrente elétrica, em 02 velocidades distintas do MIT. Analisando os dados confirmou-se o resultado já esperado pela literatura técnica, como também foram propostas ações para resolução do problema no MIT para cada cenário. As avaliações aconteceram conforme cronograma. As equipes obtiveram notas 9,30 e 9,50. É importante ressaltar que ambos os conteúdos administrados em sala de aula invertida, peer-instruction e aprendizagem em equipe, bem como, de forma presencial em sala de aula, foram avaliados e quantizados em pontuação atribuídas a cada protótipo para obtenção da nota final do Projeto Construtivo ABP.
Referência(s)