TUBERSPOT

2024; Volume: 5; Issue: 3 Linguagem: Português

10.51189/integrar/rema/4325

ISSN

2675-813X

Autores

Renato Massaharu Hassunuma, Tamires Hingrid Sboldrim dos Santos, Patrícia Carvalho Garcia, Sandra Heloísa Nunes Messias,

Resumo

Introdução: O TuberSpot é um jogo de ciência cidadã desenvolvido pela equipe do SpotLab, com o objetivo de capacitar pesquisadores e pessoas da comunidade não acadêmica na identificação do Mycobacterium tuberculosis em lâminas histológicas coradas pela técnica de Ziehl-Neelsen. Objetivos: Analisar o jogo TuberSpot no intuito de estimar possíveis pontos positivos e negativos de sua aplicação didática em sala de aula. Material e métodos: Os textos apresentados em espanhol nos menus Tutorial, Jogar e Pontuações do jogo foram traduzidos e a partir de várias partidas jogadas foram estimados os possíveis pontos positivos e negativos de sua utilização didática. Resultados: A partir da tradução dos menus do jogo e da análise de várias partidas foram verificados seis pontos positivos e seis pontos negativos, que podem facilitar ou dificultar o seu uso por professores e alunos. Conclusões: Embora o programa tenha apresentado algumas limitações como a instabilidade do programa, a disponibilidade apenas no idioma espanhol e a não explicação de resultados de identificação incorreta, a maioria dos problemas observados podem ser resolvidos com a supervisão de um professor durante a atividade. Vale ressaltar que, devido ao fato de ser um jogo de ciência cidadã, a sua utilização pode auxiliar na capacitação de mais profissionais e membros da comunidade não científica no diagnóstico da tuberculose.

Referência(s)