SISTEMAS ABO E RH: UMA ABORDAGEM INVESTIGATIVA E SOCIAL PARA A COMPREENSÃO DE CONCEITOS DE GENÉTICA
2024; Linguagem: Português
10.22407/2176-1477/2024.v15.2689
ISSN2176-1477
AutoresOhana Rafaela Morais Sá, Thaís Shinya, Pedro Marcos de Almeida, Francielle Alline Martins,
Tópico(s)Science and Education Research
ResumoO uso de temas relacionados ao cotidiano em atividades de ensino investigativas proporciona uma aprendizagem mais significativa para os alunos, pois os aproxima das suas realidades, tornando o conteúdo mais interessante e relevante. Considerando que os sistemas sanguíneos ABO e Rh são assuntos frequentemente vinculados nos meios de comunicação, pressupõe-se que os estudantes tenham algum conhecimento acerca da temática. Assim, o objetivo desta proposta foi desenvolver atividades investigativas que abordem os sistemas ABO e Rh, com o intuito de facilitar a compreensão dos conceitos-chaves no ensino de genética, conscientizando a comunidade escolar sobre a importância da doação de sangue e relatar a experiência de aplicação das atividades propostas a um grupo de 17 estudantes da rede pública do Piauí. A partir da gravação e transcrição dos momentos de aprendizagem, verificou-se o desenvolvimento de competências conceituais, atitudinais e procedimentais, sendo também notória a conscientização da comunidade escolar acerca da importância da doação de sangue neste processo. Os resultados obtidos corroboram a importância de estratégias pedagógicas inovadoras e contextualizadas para o ensino de genética, ao mesmo tempo que enfatizam a necessidade contínua de atividades que promovam a conscientização e a participação ativa dos estudantes em questões sociais relevantes.
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