Artigo Acesso aberto

SISTEMAS ABO E RH: UMA ABORDAGEM INVESTIGATIVA E SOCIAL PARA A COMPREENSÃO DE CONCEITOS DE GENÉTICA

2024; Linguagem: Português

10.22407/2176-1477/2024.v15.2689

ISSN

2176-1477

Autores

Ohana Rafaela Morais Sá, Thaís Shinya, Pedro Marcos de Almeida, Francielle Alline Martins,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

O uso de temas relacionados ao cotidiano em atividades de ensino investigativas proporciona uma aprendizagem mais significativa para os alunos, pois os aproxima das suas realidades, tornando o conteúdo mais interessante e relevante. Considerando que os sistemas sanguíneos ABO e Rh são assuntos frequentemente vinculados nos meios de comunicação, pressupõe-se que os estudantes tenham algum conhecimento acerca da temática. Assim, o objetivo desta proposta foi desenvolver atividades investigativas que abordem os sistemas ABO e Rh, com o intuito de facilitar a compreensão dos conceitos-chaves no ensino de genética, conscientizando a comunidade escolar sobre a importância da doação de sangue e relatar a experiência de aplicação das atividades propostas a um grupo de 17 estudantes da rede pública do Piauí. A partir da gravação e transcrição dos momentos de aprendizagem, verificou-se o desenvolvimento de competências conceituais, atitudinais e procedimentais, sendo também notória a conscientização da comunidade escolar acerca da importância da doação de sangue neste processo. Os resultados obtidos corroboram a importância de estratégias pedagógicas inovadoras e contextualizadas para o ensino de genética, ao mesmo tempo que enfatizam a necessidade contínua de atividades que promovam a conscientização e a participação ativa dos estudantes em questões sociais relevantes.

Referência(s)