Artigo Acesso aberto

Identidade Profissional em um Mestrado Profissional: trajetórias em busca de Parker Pyne

2024; UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ; Volume: 16; Issue: 39 Linguagem: Português

10.33871/nupem.2024.16.39.8536

ISSN

2176-7912

Autores

Ênio Freire de Paula, Bruno César Cardoso Gonzaga,

Tópico(s)

Science and Science Education

Resumo

Neste artigo, em uma perspectiva insubordinada de escrita a quatro mãos, socializamos as nossas experiências – baseados na compre-ensão de Jorge Larrosa (2002) – enquanto orientador e orientando – vivenciadas no decorrer dos processos de construção de uma pesquisa vinculada a um programa de Mestrado Profissional, centrada em discutir a Identidade Profissional de Professores de Matemática. Ao iniciarmos a pesquisa, nossas emoções estavam inseridas no contexto da pandemia de Covid-19, no Brasil. O objetivo é expor, intencionalmente, as nossas vulnerabilidades nos processos e as ações de agência profissional articuladas em conjunto para as decisões acordadas. Para tanto, construímos questões fomentadoras de discussão que subsidiaram a construção de memoriais de formação, nos quais registramos nossas experiências no processo. Entre os resultados da análise conjunta de um desses memoriais, cabe destacarmos que vivenciar o mestrado é uma experiência conjunta, sendo o mestrado profissional mais um lócus representativo do movimento de constituição da IP.

Referência(s)
Altmetric
PlumX