Identidade Profissional em um Mestrado Profissional: trajetórias em busca de Parker Pyne
2024; UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ; Volume: 16; Issue: 39 Linguagem: Português
10.33871/nupem.2024.16.39.8536
ISSN2176-7912
AutoresÊnio Freire de Paula, Bruno César Cardoso Gonzaga,
Tópico(s)Science and Science Education
ResumoNeste artigo, em uma perspectiva insubordinada de escrita a quatro mãos, socializamos as nossas experiências – baseados na compre-ensão de Jorge Larrosa (2002) – enquanto orientador e orientando – vivenciadas no decorrer dos processos de construção de uma pesquisa vinculada a um programa de Mestrado Profissional, centrada em discutir a Identidade Profissional de Professores de Matemática. Ao iniciarmos a pesquisa, nossas emoções estavam inseridas no contexto da pandemia de Covid-19, no Brasil. O objetivo é expor, intencionalmente, as nossas vulnerabilidades nos processos e as ações de agência profissional articuladas em conjunto para as decisões acordadas. Para tanto, construímos questões fomentadoras de discussão que subsidiaram a construção de memoriais de formação, nos quais registramos nossas experiências no processo. Entre os resultados da análise conjunta de um desses memoriais, cabe destacarmos que vivenciar o mestrado é uma experiência conjunta, sendo o mestrado profissional mais um lócus representativo do movimento de constituição da IP.
Referência(s)