Artigo Acesso aberto

Educação Ambiental para a gestão de resíduos no bairro cangalheiro, Caxias-MA: Uma iniciativa para a sustentabilidade às margens do Rio Itapecuru

2024; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí; Volume: 9; Issue: 5 Linguagem: Português

10.52641/cadcajv9i5.293

ISSN

2448-0916

Autores

Érica Letícia Moreira Silva, Suane Rose de Lima Silva, Eduardo Borba Alves, Jhonny Alisson de Alencar Costa, Jhone Ferreira de Castro, Pedro Alberto Pavão Pessôa,

Tópico(s)

Environmental Sustainability and Education

Resumo

A degradação causada no meio ambiente pelas cidades é na atualidade, uma das grandes preocupações da sociedade. A transformação desse cenário requer uma participação coletiva, neste sentido, a educação exerce uma função fundamental no processo de mudança de costumes e atitudes. A Educação Ambiental visa então promover uma nova postura ambiental, através da transmissão de informações, para todos os níveis de ensino e todas as idades, a fim de desenvolver melhorias nas relações humano-ambiente. A cidade de Caxias–MA, considerada uma cidade de pequeno e médio porte, atualmente demanda ações que fortaleçam o desenvolvimento da sustentabilidade, principalmente nos bairros localizados às margens de rios e riachos que compõem a bacia hidrográfica local, visto que nessas áreas, a degradação ambiental é acelerada pela falta de infraestrutura, descarte incorreto de resíduos e ocupação desordenada. Para isso, foi escolhida a população do Bairro Cangalheiro, estando este localizado às margens do Rio Itapecuru, para desenvolver uma ação de sensibilização com a comunidade, relacionando conceitos e práticas de preservação, aplicados aos problemas ambientais observados. Os dados analisados retratam que os indivíduos sabem o que é lixo, conhecem coleta seletiva e reciclagem, porém, a população não consegue perceber a importância da realização de tais práticas, em virtude da escassez de ações sociais que destaquem a importância da reciclagem para o meio ambiente e sociedade. A ação educativa ministrada mostrou-se de grande significância para os moradores, pois tornou possível debater, conhecer e reeducar algumas concepções da população participante. Esse resultado ressalta a importância de uma consciência crítica na sociedade, reconhecendo que todos têm responsabilidade na redução da produção de resíduos e a experiência reforça a necessidade de orientar o ser humano sobre sua participação ativa na natureza.

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