PROPOSTAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM PARA PROMOVER A INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS E OS SEUS DESAFIOS
2024; Arche Scientific and Editorial Consultancy; Volume: 10; Issue: 9 Linguagem: Português
10.51891/rease.v10i9.15787
ISSN2675-3375
AutoresIvani Monsueth Alves Oliveira, Carlos Magno Maciel Lucas, Deilma Soares Campos, Elivaldo Francisco dos Anjos, Marcelo Máximo Purificação, Renan Antônio da Silva,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoEste artigo, proveniente da dissertação “Inclusão Educacional do Surdo: um desafio às escolas públicas (2015-2022)”, investiga as propostas de ensino e aprendizagem para promover a inclusão de alunos surdos nas escolas públicas brasileiras. Através de uma revisão sistemática da literatura, o estudo busca identificar os principais desafios e oportunidades nesse processo. A pesquisa, de natureza qualitativa, utilizou a análise de conteúdo para analisar artigos, dissertações e teses publicados entre 2018 e 2022. Os resultados revelam a importância de diversas estratégias para a inclusão de alunos surdos, como a utilização da Língua Brasileira de Sinais (Libras), a adaptação de materiais pedagógicos, o apoio de intérpretes de Libras, e o emprego de tecnologias da informação e comunicação (TICs). Os resultados da pesquisa apontam para a necessidade de uma abordagem multifacetada para a inclusão de alunos surdos. A formação continuada de professores, a oferta de recursos adequados e a criação de políticas públicas que promovam a acessibilidade e a equidade são essenciais para garantir o direito à educação de qualidade para todos os estudantes.
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