Divulgação científica e a perspectiva decolonial: um estudo das atividades dos museus de ciências no instagram
2024; UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ; Volume: 9; Issue: 2 Linguagem: Português
10.3895/actio.v9n2.18152
ISSN2525-8923
AutoresMaria Izabella da Silva Rosa, Suzane Bezerra de França,
Tópico(s)Science and Education Research
ResumoO estudo investigou como Museus em Pernambuco adaptaram suas atividades de Divulgação Científica durante a pandemia de Covid-19 e o crescimento das redes sociais, com foco na rede social Instagram, abarcando temas Decolonias. A pesquisa, utilizando Netnografia, analisou nove instituições e revelou um aumento significativo no uso da plataforma do Instagram para discutir temas Decoloniais, vinculados a dias alusivos e semanas temáticas, como: a Semana Nacional dos Museus a Semana Nacional dos Museus, o Dia da Mulher, o Dia dos Povos Indígenas, o Dia da Consciência Negra e a Semana do Meio Ambiente, alinhando-se à tendência atual de valorizar as identidades individuais nas pesquisas de Ensino de Ciências. A análise qualitativa mostrou que o Instagram se tornou uma ferramenta eficaz para expandir a Divulgação Científica, utilizando fotos e vídeos para alcançar diferentes públicos e discutir temas relevantes. Os resultados destacam a adaptação dos museus às novas demandas digitais, promovendo a democratização do acesso à ciência e valorizando identidades individuais, evidenciando a importância da presença digital na Educação e Cultura Científica.
Referência(s)