Análise da circulação do tema biocombustíveis em livros didáticos de ciências da natureza e suas tecnologias para o ensino médio
2024; UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ; Volume: 9; Issue: 2 Linguagem: Português
10.3895/actio.v9n2.17208
ISSN2525-8923
AutoresGiovanna Oleinik, Cláudia Almeida Fioresi, Letiére C. Soares,
Tópico(s)Science and Education Research
ResumoDiante do esgotamento dos combustíveis fósseis e dos problemas ambientais associados, surge a necessidade de buscar novas fontes de energia, como os biocombustíveis, e desenvolver tecnologias para explorar energias renováveis e menos poluidoras. A atual situação exige uma mudança de postura em relação ao meio ambiente, o que demanda a formação de cidadãos críticos, e a escola é um ambiente crucial para isso. A educação pode promover uma atuação mais responsável dos alunos na sociedade, e uma forma de inserir temas relevantes para o desenvolvimento sustentável é através dos livros didáticos. Esta pesquisa teve como objetivo analisar como o tema dos biocombustíveis é abordado em sete coleções de livros didáticos de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, selecionadas pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático de 2021 para o Ensino Médio das escolas públicas brasileiras, conforme as recomendações da Base Nacional Comum Curricular. A análise foi realizada com base nos pressupostos de Bardin (2011). Observou-se que a abordagem do tema variou entre as coleções, com alguns livros tratando o assunto de forma mais aprofundada e outros de maneira superficial. Além disso, a pesquisa identificou a utilização de diferentes recursos didáticos, como imagens e esquemas. As articulações do tema com as competências da Base Nacional Comum Curricular mostraram que o foco estava mais nos conteúdos específicos sobre biocombustíveis, revelando algumas limitações na aplicação prática desses conhecimentos e na formação crítico-cidadã dos alunos.
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