Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Programa Nacional do Livro Didático e currículos de química: focalizando o conteúdo de oxirredução

2024; UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ; Volume: 17; Issue: 2 Linguagem: Português

10.3895/rbect.v17n2.17003

ISSN

1982-873X

Autores

Anike Arnaud, Carmen Fernández,

Tópico(s)

Environmental Sustainability and Education

Resumo

O livro didático figura como um dos principais materiais didáticos utilizados nas salas de aulas brasileiras. Devido a essa importância atribuída, a pesquisa apresentada neste trabalho teve como objetivo identificar possíveis relações entre as determinações das políticas curriculares com as obras selecionadas no âmbito do Programa Nacional do Livro Didático. Para isso, investigou-se como o conteúdo de reações de oxirredução é apresentado em livros didáticos de Química ao longo de vários editais do PNLD do Ensino Médio. Na investigação observou-se que as novas características do programa conferiram outros aspectos aos livros didáticos, principalmente com relação à diminuição dos conceitos científicos contemplados nos livros no último edital referente ao Ensino Médio.

Referência(s)