Um Percurso Histórico Sobre a Utilização das Demonstrações no Ensino de Matemática

2024; Volume: 7; Issue: 2 Linguagem: Português

10.38087/2595.8801.491

ISSN

2595-8801

Autores

Tâmara Kadidja Silva de Medeiros, Rita de Cássia Ramos Queiroz de Freitas, Israel Aires Costa Leal, Rafael Adão, Ana Lourdes da Silveira Barros, Linda Evelyn Sousa Nascimento, Symone Costa de Castro, Arthur Willian Matias Gonçalves,

Tópico(s)

Chemistry Education and Research

Resumo

Introdução: As demonstrações matemáticas fazem parte da construção de conhecimento lógico dedutivo do estudioso e inerentes a esse conhecimento colaboram na construção da física, da matemática, da filosofia dentre outras áreas afins. Com isso tais demonstrações são fundamentais para o processo de ensino aprendizagem de matemática. Objetivo: O presente trabalho tem como objetivo geral investigar a utilização das demonstrações matemáticas no ensino médio como ferramenta metodológica. Métodos: Este estudo foi elaborado como sendo uma pesquisa quantitativa onde se buscava descobrir se ocorre ou não essa utilização e o porquê de não as utilizar. Resultados: Tomando por base o referencial teórico Gomes (2013), Sousa (2010), Pietropaolo (2005), Base Nacional Comum Curricular dentre outros autores foi possível a percepção acerca da importância dessa ferramenta. Com a finalidade de alcançar o objetivo deste trabalho foi elaborado e executado um questionário para coleta de dados sendo este aplicado a professores da rede de ensino da cidade de Caicó/RN. A proposta deste trabalho é apresentar a importância das demonstrações no processo de ensino aprendizagem dos alunos e promover uma reflexão dos professores que não a utilizam em sala de aula e facilitar uma melhor compreensão de algumas demonstrações relevantes em sala de aula. Conclusões: Este tema tem sido recorrente em discussões em eventos de ensino e faz-se necessário, ainda, maiores pesquisas sobre como construir um sentido entre outras ferramentas como a história da matemática, a modelagem matemática e as demonstrações em sala de aula. Os resultados da pesquisa mostram que existe um consenso quanto à importância das demonstrações mas também expõe que poucos professores a utilizam e que isto se deve a carga horária da disciplina em sala de aula em contrapartida com a alta carga horária dos professores e o pouco tempo para se preparar uma aula que requer uma maior exigência.

Referência(s)
Altmetric
PlumX