Oficina remota como estratégia didática no ensino de química
2024; Volume: 7; Issue: 2 Linguagem: Português
10.38087/2595.8801.489
ISSN2595-8801
AutoresRita de Cássia Ramos Queiroz de Freitas, Israel Aires Costa Leal, Rafael Adão, Tâmara Kadidja Silva de Medeiros, Linda Evelyn Sousa Nascimento, Ana Lourdes da Silveira Barros, Samaia Castro Coelho, Higor Franceschi Mota, Cassius de Souza,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoIntrodução: Diante do estado de pandemia da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, este trabalho apresenta os resultados da utilização de uma oficina pelos iniciantes à docência, como estratégia didática. Objetivo: Esta atividade integrou a carga horária das Atividades Curriculares Complementares-ACC do Colégio Estadual Governador Luiz Viana Filho com o objetivo de contribuir com o ensino aprendizagem de química durante o ensino remoto. A promoção de oficinas didáticas está em concordância com as atividades estabelecidas no Subprojeto do PIBID de Química do IF Baiano campus Guanambi. Métodos: foi a descritiva de natureza qualitativa, através da aplicação de questionários pré e pós oficina para averiguar a aprendizagem dos alunos. Resultados: Foram realizados e gravados em vídeo três experimentos, quais sejam: Identificador de pH com repolho roxo, Produção de fogo com permanganato de potássio e glicerina e Construção de foguete com vinagre e bicarbonato de sódio. A oficina aconteceu através da plataforma de reuniões Google Meet e, após a realização da estratégia, os resultados apontaram um progresso médio de 62% no desempenho dos discentes quanto aos temas abordados. Conclusão: Pode-se inferir que a aplicação de oficinas experimentais configura uma estratégia didática que contribuiu para a aprendizagem dos conceitos químicos pelos alunos durante o período de ensino remoto.
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