Integração da aprendizagem organizacional e docência: o papel da inteligência emocional na melhoria da prática educacional e desenvolvimento profissional

2024; Volume: 7; Issue: 2 Linguagem: Português

10.38087/2595.8801.483

ISSN

2595-8801

Autores

Ana Lourdes da Silveira Barros, Rita de Cássia Ramos Queiroz de Freitas, Israel Aires Costa Leal, Rafael Adão, Tâmara Kadidja Silva de Medeiros, Linda Evelyn Sousa Nascimento, Everton Pereira De Pontes, Brenda Caroline Sousa Nascimento, Arthur Willian Matias Gonçalves, Nadja Ferreira da Silva,

Tópico(s)

Educational and Organizational Development

Resumo

Este trabalho investiga a interação entre aprendizagem organizacional, docência e inteligência emocional, elementos essenciais para a prática educacional contemporânea. A relevância deste estudo reside na necessidade de ambientes de aprendizagem mais colaborativos e adaptativos. Objetivo: Analisar como a integração da aprendizagem organizacional com práticas docentes pode ser potencializada pela inteligência emocional, contribuindo para o desenvolvimento profissional e a eficácia educacional. Método: Com um design qualitativo, a pesquisa utilizou entrevistas e questionários aplicados a docentes e alunos em diversas instituições de ensino, buscando entender suas percepções sobre a inteligência emocional na docência. Resultados: A aplicação da inteligência emocional nos processos de ensino-aprendizagem promove ambientes mais acolhedores, aumentando o engajamento dos alunos e melhorando seu desempenho acadêmico, além de favorecer o desenvolvimento de habilidades e competências. Conclusões: Os achados destacam a importância da inteligência emocional na prática docente, sugerindo que sua integração com a aprendizagem organizacional eleva a qualidade do ensino e contribui para ambientes de trabalho e estudo mais produtivos e harmoniosos.

Referência(s)
Altmetric
PlumX