Avaliação de aprendizagem colaborativa apoiada por computador
2024; Editora Univates; Volume: 21; Issue: 9 Linguagem: Português
10.54033/cadpedv21n9-238
ISSN1983-0882
AutoresLiane Margarida Rockenbach Tarouco, Patrícia Fernanda da Silva, Aline Pons Alves Lisboa,
Tópico(s)E-Learning and Knowledge Management
ResumoA avaliação da aprendizagem colaborativa apoiada por computador é uma necessidade premente face ao interesse e uso crescente da aprendizagem colaborativa nas práticas de ensino e aprendizagem. A colaboração tornou-se especialmente proeminente com o surgimento de teorias de aprendizagem, como o Construtivismo Social, e foi considerada uma propriedade fundamental da aprendizagem mas a obtenção de evidências que permitam avaliar a aprendizagem não é trivial uma vez que são materializadas na forma de interações que ocorrem entre os estudantes participando do esforço colaborativo e nem sempre ficam claramente registradas para análise com vistas à avaliação do esforço individual e coletivo de cada um tanto no que tange ao nível de participação como da qualidade da participação. Indicadores para a avaliação podem envolver avaliação pelos professores, avaliação por pares, auto-avaliação e avaliação automatizada. A investigação relatada neste trabalho buscou identificar estratégias para promover e avaliar a aprendizagem colaborativa que promovem a motivação dos estudantes para atuar de forma ativa neste contexto. Foram investigadas teorias subsidiadoras e estratégias usadas para avaliação de aprendizagem colaborativa apoiada por tecnologia. Em decorrência foram desenvolvidas recomendações envolvendo o uso de soluções de apoio à avaliação da aprendizagem colaborativa apoiada em computador que foram usadas e analisadas pelas autoras. É apresentada uma rubrica para avaliar a eficácia da organização do grupo e são indicadas algumas funcionalidades do Moodle para uso na avaliação, bem como outras ferramentas externas que também podem prover informação sobre a atividade dos grupos.
Referência(s)