Artigo Acesso aberto Revisado por pares

SEQUÊNCIA DIDÁTICA E QUEIMADAS: UMA ESTRATÉGIA DE ENSINO PARA O ESTUDO DE TERMOQUÍMICA

2024; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO; Volume: 12; Linguagem: Português

10.26571/reamec.v12.17571

ISSN

2318-6674

Autores

Taynara Bonfim Riquiere Lourenço, Fabiano Pereira do Amaral,

Tópico(s)

Environmental Sustainability and Education

Resumo

A contextualização no ensino de Química é uma ferramenta valorosa para proporcionar uma aprendizagem significativa e relevante aos estudantes. A utilização de temas socioambientais para contextualizar os conceitos químicos, além de contribuir para a compreensão do conteúdo, promove uma formação crítica ao estudante, oportunizando a conscientização de questões ambientais presentes em seu contexto. Este estudo teve como objetivo desenvolver e avaliar uma sequência didática alinhada à realidade dos estudantes, abordando o conteúdo de termoquímica por meio do tema das queimadas. Para a estruturação da sequência didática, utilizamos como princípio os Três Momentos Pedagógicos de Delizoicov e Angotti (2000). Os participantes foram 12 estudantes do 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual do município de Mirante da Serra – RO. Os resultados obtidos demonstraram que houve assimilação dos conceitos estudados ao longo da sequência didática pelos estudantes, como também evidenciou a capacidade de associação dos termos e conceitos químicos com o tema das queimadas.

Referência(s)