Trabalho docente na pandemia da Covid-19 em Formosa-GO

2024; Editora Univates; Volume: 21; Issue: 9 Linguagem: Português

10.54033/cadpedv21n9-225

ISSN

1983-0882

Autores

Thiara Messias de Almeida Teixeira, Lívia Jéssica Messias de Almeida, Amom Chrystian de Oliveira Teixeira, Ivani Marisa Cayser,

Tópico(s)

Occupational Health and Burnout

Resumo

A pandemia da Covid-19 trouxe desafios para a educação no mundo inteiro. No Brasil, foi improvisado um ensino remoto emergencial que ganhou protagonismo no momento da crise sanitária e impactou de forma significativa professores e alunos. Por isso, objetivamos mostrar e discutir o trabalho docente realizado através do ensino remoto emergencial no município de Formosa-GO. A pesquisa teve como instrumento de coleta e produção de dados um questionário on-line, construído através da plataforma Google Formulários e respondido pelos professores durante a pandemia. Concluímos que os docentes foram forçados a ressignificar suas práticas e criar várias estratégias com o uso das tecnologias digitais para mediar o processo de ensino-aprendizagem, preocupados com as aprendizagens de seus alunos. O ensino remoto emergencial foi um desafio para todos os profissionais da educação no país, e em Formosa essa realidade não foi diferente. A participação da família foi fundamental para que a educação acontecesse no ambiente das aprendizagens remotas.

Referência(s)
Altmetric
PlumX