Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Decisões didáticas de uma professora no planejamento do uso do jogo Real Code Breaker em aulas sobre Análise Combinatória

2024; Volume: 42; Issue: 1 Linguagem: Português

10.24933/horizontes.v42i1.1868

ISSN

2317-109X

Autores

Magda Beatriz de Lima Almeida, Elisângela Bastos de Mélo Espíndola,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Tomou-se por objetivo analisar as decisões didáticas de uma professora no planejamento do uso do jogo Real Code Breaker em aulas sobre Análise Combinatória. Para tanto utilizou-se o Modelo de Fatores Decisionais, que se ancora na Teoria das Situações Didáticas e na Teoria Antropológica do Didático. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa do tipo estudo de caso, com a participação de uma professora do Ensino Médio de uma escola pública de Feira Nova, PE. Como resultado, destaca-se a influência de fatores externos nas decisões didáticas, devido a mudanças no Ensino Médio; fatores epistêmicos relacionados a conteúdos de Análise Combinatória possíveis de serem explorados com o jogo; e fatores da história didática referentes às dificuldades dos estudantes em Análise Combinatória. Palavras-chave: Decisões Didáticas. Análise Combinatória. Jogo Real Code Breaker.

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