Artigo Acesso aberto

Arthur Schopenhauer e a Noção de Compaixão como Fundamento Moral

2024; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí; Volume: 9; Issue: 5 Linguagem: Português

10.52641/cadcajv9i5.633

ISSN

2448-0916

Autores

Marli Ferreira de Carvalho Damasceno, Marcus Antonio de Sousa Filho,

Tópico(s)

Literature, Culture, and Criticism

Resumo

Influenciado profundamente pelo idealismo transcendental de Immanuel Kant, Arthur Schopenhauer elaborou um sistema metafísico e ético que, ao longo dos anos, tem sido descrito como uma manifestação paradigmática do pessimismo filosófico. No Livro IV de sua obra O Mundo como Vontade e Representação, Schopenhauer apresenta uma teoria ética inovadora, na qual a compaixão é destacada como o verdadeiro fundamento da moralidade. Esta perspectiva contrasta significativamente com os grandes sistemas éticos da tradição filosófica ocidental, como o de Aristóteles, que vê a virtude como algo que pode ser cultivado e ensinado através de práticas sistemáticas e educativas. Para Schopenhauer, a virtude não pode ser ensinada nem adquirida por meio de sistemas éticos formais, uma vez que tais sistemas não têm o poder de transformar efetivamente o caráter moral dos indivíduos. Em vez disso, ele argumenta que a compaixão, entendida como a capacidade de se identificar com o sofrimento alheio e de agir para aliviar esse sofrimento, é a base essencial sobre a qual a moralidade deve ser construída. A problemática central deste trabalho é a seguinte: como Schopenhauer desenvolve e justifica a compaixão como o fundamento moral em sua filosofia? Para responder a essa questão, o estudo será conduzido por meio de uma análise detalhada dos textos de Schopenhauer, incluindo O Mundo como Vontade e Representação, além de uma revisão crítica de teses, dissertações e outras publicações acadêmicas que discutem a teoria ética schopenhaueriana. A pesquisa visa esclarecer como a teoria ética de Schopenhauer oferece uma alternativa ao pensamento moral tradicional, destacando a compaixão como um princípio fundamental na formação da moralidade e na compreensão do comportamento ético.

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