Arthur Schopenhauer e a Noção de Compaixão como Fundamento Moral
2024; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí; Volume: 9; Issue: 5 Linguagem: Português
10.52641/cadcajv9i5.633
ISSN2448-0916
AutoresMarli Ferreira de Carvalho Damasceno, Marcus Antonio de Sousa Filho,
Tópico(s)Literature, Culture, and Criticism
ResumoInfluenciado profundamente pelo idealismo transcendental de Immanuel Kant, Arthur Schopenhauer elaborou um sistema metafísico e ético que, ao longo dos anos, tem sido descrito como uma manifestação paradigmática do pessimismo filosófico. No Livro IV de sua obra O Mundo como Vontade e Representação, Schopenhauer apresenta uma teoria ética inovadora, na qual a compaixão é destacada como o verdadeiro fundamento da moralidade. Esta perspectiva contrasta significativamente com os grandes sistemas éticos da tradição filosófica ocidental, como o de Aristóteles, que vê a virtude como algo que pode ser cultivado e ensinado através de práticas sistemáticas e educativas. Para Schopenhauer, a virtude não pode ser ensinada nem adquirida por meio de sistemas éticos formais, uma vez que tais sistemas não têm o poder de transformar efetivamente o caráter moral dos indivíduos. Em vez disso, ele argumenta que a compaixão, entendida como a capacidade de se identificar com o sofrimento alheio e de agir para aliviar esse sofrimento, é a base essencial sobre a qual a moralidade deve ser construída. A problemática central deste trabalho é a seguinte: como Schopenhauer desenvolve e justifica a compaixão como o fundamento moral em sua filosofia? Para responder a essa questão, o estudo será conduzido por meio de uma análise detalhada dos textos de Schopenhauer, incluindo O Mundo como Vontade e Representação, além de uma revisão crítica de teses, dissertações e outras publicações acadêmicas que discutem a teoria ética schopenhaueriana. A pesquisa visa esclarecer como a teoria ética de Schopenhauer oferece uma alternativa ao pensamento moral tradicional, destacando a compaixão como um princípio fundamental na formação da moralidade e na compreensão do comportamento ético.
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