O Material Dourado no ensino de Matemática para alunos surdos: impactos e estratégias

2024; Volume: 7; Issue: 15 Linguagem: Português

10.55892/jrg.v7i15.1411

ISSN

2595-1661

Autores

Renata Gaspar da Costa, Lucélia Lira Moura Teixeira, Lorrane da Silva Parente,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

O Material Dourado é um recurso didático concreto que auxilia no ensino de matemática convertendo conceitos abstratos mais tangíveis por meio de representações visuais e táteis, favorecendo, assim, uma abordagem sensorial diferenciada para a aprendizagem matemáticos por alunos surdos. Assim, este estudo investiga o impacto do uso do Material Dourado no ensino de Matemática para alunos surdos, destacando seus benefícios, desafios e estratégias específicas de adaptação. A pesquisa explora como adaptar o uso desse material com o emprego de cores contrastantes, recursos visuais complementares e a tradução dos conceitos matemáticos para a Língua Brasileira de Sinais (Libras), favorecendo uma compreensão mais profunda e inclusiva. Também foi evidenciada a importância da formação continuada de professores para promover práticas pedagógicas inclusivas, e o uso eficiente de tecnologias assistivas, garantindo que todos os estudantes, independentemente de suas limitações auditivas, tenham acesso um ensino de matemática de qualidade. Ademais, propõe-se direções futuras para a investigação do impacto de longo prazo do Material Dourado no desenvolvimento acadêmico de alunos surdos e a avaliação de estratégias de formação docente que possam ampliar a eficácia do uso desse recurso no contexto da educação inclusiva.

Referência(s)