Artigo Acesso aberto

Entre pretextos e contextos: uma breve história da OBMEP

2024; Volume: 17; Issue: 46 Linguagem: Português

10.46312/pem.v17i46.20267

ISSN

2359-2842

Autores

A. F. Oliveira, Moysés Gonçalves Siqueira Filho,

Tópico(s)

Social and Economic Solidarity

Resumo

Este artigo relata a trajetória da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), a partir de sua origem e de seus objetivos, bem como discute as intencionalidades governamentais vigentes apresentadas em seus regulamentos, nos discursos dos organizadores, em seu projeto piloto, além dos programas e portais. Analisa os impactos produzidos pela OBMEP como política pública educacional e instrumento de inclusão social. Assim, os resultados evidenciaram que a OBMEP se mostra como um viés seletivo em busca de jovens talentosos em Matemática e, portanto, excludente, embora proclamada como um instrumento de inclusão social.

Referência(s)