Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Avaliações externas como tática da governamentalidade: o caso da Prova Brasil

2024; UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA; Linguagem: Português

10.14393/repod-v13n3a2024-75250

ISSN

2238-8346

Autores

Karla de Oliveira Santos,

Tópico(s)

Education and Public Policy

Resumo

O objetivo desse estudo é compreender os impactos produzidos pela Prova Brasil em uma escola pública do município de São Miguel dos Campos, no estado de Alagoas, com o maior IDEB municipal, observando as táticas da governamentalidade que são mobilizadas para a cooptação dos sujeitos em busca por bom desempenho e resultados satisfatórios. A metodologia adotada segue a abordagem qualitativa, com foco no estudo de caso e pesquisa bibliográfica, utilizando as técnicas de observação e entrevista semiestruturada com um membro da gestão escolar e uma professora de reforço dos 5º anos A e B, turmas participantes da avaliação oficial. Contudo, concluímos que a Prova Brasil é uma tática da governamentalidade neoliberal que produz saberes e discursos que assujeitaram a comunidade educativa para o alcance de indicadores educacionais e performances exitosas, que tem se apresentado como qualidade da educação, baseada em estatísticas de desempenhos, competitividade e ranqueamentos.

Referência(s)