Judô nas aulas de educação física: tecendo possibilidades

2024; Volume: 7; Issue: 17 Linguagem: Português

10.55892/jrg.v7i17.1428

ISSN

2595-1661

Autores

Cinthya Tonon Nascimento, Vinícius da Silva Freitas, Dionny Felipe, Frank Cardoso, Maurício Aires Vieira, José Roberto Gonçalves de Abreu,

Tópico(s)

Physical Education and Gymnastics

Resumo

Este trabalho aborda o uso do Judô na educação física escolar no Brasil, destacando sua valorização e difusão. Reconhecido por contribuir para o desenvolvimento físico, emocional e social dos estudantes, o Judô promove habilidades motoras, fortalecimento muscular e progresso motor. Isso leva profissionais a preferirem esportes como futsal, voleibol, basquetebol e handebol. O estudo ressalta a importância das aulas de educação física para a saúde física e mental dos alunos. O objetivo é desenvolver uma sequência didática para o ensino do Judô nas aulas de educação física escolar, focada nos anos finais do ensino fundamental. Os objetivos incluem compreender as dificuldades no ensino e aprendizagem do Judô, elaborar uma sequência didática com o docente, realizar atividades educativas específicas e organizar uma aula de Judô escolar. Este Trabalho busca promover a inclusão do Judô nas aulas, visando o desenvolvimento integral dos estudantes e um estilo de vida saudável, superando desafios.

Referência(s)