Artigo Acesso aberto

IMPLANTAÇÃO DO CURSO DE MAGISTÉRIO NA ESCOLA FRANCISCANA IMACULADA CONCEIÇÃO EM DOURADOS

2024; UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE; Volume: 10; Issue: 33 Linguagem: Português

10.21920/recei.v10i33.5679

ISSN

2447-0783

Autores

Adriana Mendonça Pizatto, Alessandra Cristina Furtado,

Tópico(s)

History of Colonial Brazil

Resumo

Esta pesquisa está inserida no conjunto de estudos acadêmicos sobre a história da formação docente no Brasil e, mais especificamente, sobre a história da formação de professores do Estado de Mato Grosso/Mato Grosso do Sul. Teve como objetivo analisar do processo de criação e instalação do Curso de Magistério na Escola Franciscana Imaculada Conceição, na década de 1970. O recorte temporal deu-se devido à Reforma de Lei n° 5.692/1971. Para o desenvolvimento da pesquisa, foram utilizadas fontes documentais. Os dados coletados foram analisados por meio de uma perspectiva histórica. Os resultados apontam que o processo de criação e instalação do Curso de Magistério da Escola Franciscana Imaculada Conceição ocorreu devido ao fechamento do Curso Normal na Instituição decorrente da implantação da Lei n° 5.692/1971.

Referência(s)