Artigo Acesso aberto Revisado por pares

A essência e finalidade da educação cristã Patrística

2023; PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS; Linguagem: Português

10.5752/p.2175-5841.2022v20n62e206211

ISSN

2175-5841

Autores

Levi Leonido, João Rodrigues, Elsa Maria Gabriel Morgado,

Tópico(s)

Religion and Society in Latin America

Resumo

Nesta investigação pretendemos captar o papel que a pregação cristã desempenhou, ao longo do período da patrística, na difusão do Evangelho. Na continuidade da evangelização levada a cabo pelos Apóstolos, os Padres da Igreja assumiram a herança do imperativo missionário, dado por Cristo: o catecumenato se cristaliza como instituição eclesial na Igreja do séc. III (Katecumenoi no oriente, e audientes no ocidente), mas recebe a herança de um processo de evangelização cujas raízes se estendem não só à missão levada a cabo pelos próprios Apóstolos, mas também à missão evangelizadora do próprio Jesus. Por tudo isso, nos primeiros séculos, não podemos dissociar os conceitos de pregação e de educação. Centraremos a nossa atenção na figura de Santo Agostinho, salientando, por um lado, o seu contributo no lançamento dos alicerces teóricos e práticos da oratória sagrada, enquanto pastor e educador. A sua vida, a pregação, os seus escritos fizeram de Santo Agostinho o educador do ocidente, cuja matriz marcará definitivamente o futuro do cristianismo.

Referência(s)