Criando apps para o ensino de física experimental - uma proposta didática

2024; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 17; Issue: 9 Linguagem: Português

10.55905/revconv.17n.9-313

ISSN

1988-7833

Autores

Geraldo Alves Sobral Júnior, Pedro Henrique Ferreira da Silva, Sidney de Souza Duarte Júnior,

Tópico(s)

Education during COVID-19 pandemic

Resumo

Neste artigo apresenta-se uma proposta pedagógica para a criação de aplicativos (apps) voltados ao ensino de física experimental. O artigo discorre sobre os sensores presentes nos smartphones e seu potencial de uso em experimentos didáticos. Para que a proposta possa ser implementada por professores sem experiência prévia em programação, faz-se uma breve introdução ao ambiente de desenvolvimento de aplicativos MIT App Inventor, uma plataforma online gratuita. Como exemplo prático do potencial e versatilidade desta ferramenta, é proposto o desenvolvimento de um aplicativo que dá um toque tecnológico a um experimento clássico da física: a determinação da aceleração da gravidade a partir do movimento de oscilação de um pêndulo. Os resultados obtidos no experimento demonstram que o uso de aplicativos e smartphones como suporte para atividades experimentais de ensino de física é promissor, podendo ser uma alternativa de material didático para professores que queiram modernizar suas atividades experimentais com baixo custo.

Referência(s)