Criando apps para o ensino de física experimental - uma proposta didática
2024; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 17; Issue: 9 Linguagem: Português
10.55905/revconv.17n.9-313
ISSN1988-7833
AutoresGeraldo Alves Sobral Júnior, Pedro Henrique Ferreira da Silva, Sidney de Souza Duarte Júnior,
Tópico(s)Education during COVID-19 pandemic
ResumoNeste artigo apresenta-se uma proposta pedagógica para a criação de aplicativos (apps) voltados ao ensino de física experimental. O artigo discorre sobre os sensores presentes nos smartphones e seu potencial de uso em experimentos didáticos. Para que a proposta possa ser implementada por professores sem experiência prévia em programação, faz-se uma breve introdução ao ambiente de desenvolvimento de aplicativos MIT App Inventor, uma plataforma online gratuita. Como exemplo prático do potencial e versatilidade desta ferramenta, é proposto o desenvolvimento de um aplicativo que dá um toque tecnológico a um experimento clássico da física: a determinação da aceleração da gravidade a partir do movimento de oscilação de um pêndulo. Os resultados obtidos no experimento demonstram que o uso de aplicativos e smartphones como suporte para atividades experimentais de ensino de física é promissor, podendo ser uma alternativa de material didático para professores que queiram modernizar suas atividades experimentais com baixo custo.
Referência(s)