Análise de Erros em produções de estudantes do Ensino Médio em provas da OBMEP-2019 em São Luis, Maranhão
2024; Volume: 13; Issue: 31 Linguagem: Português
10.33871/rpem.2024.13.31.8997
ISSN2238-5800
AutoresValdiane Sales Araujo, Renata de Farias Limeira Carvalho, Rosani Brune de Almeida Dias, Domício Magalhães Maciel,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoEsta pesquisa apresenta resultados de um projeto de investigação que tem como objetivo analisar os erros cometidos por estudantes do Ensino Médio, no Estado do Maranhão, na prova da 15ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas-OBMEP. Apresentam-se os resultados da pesquisa referentes a São Luís, capital do Estado, questão 6, que envolve a Análise Combinatória. Trata-se de uma pesquisa quali-quantitativa, tendo como base a Análise de Erros e outros referenciais da área de Avaliação em Educação Matemática. Sustentada pela Análise de Conteúdo, constituíram-se três categorias, das quais, neste artigo, a categoria O enunciado da questão não é tomado como base para a resolução da questão é apresentada. Evidenciaram-se passos nas resoluções em que o enunciado não foi tomado como orientação para a resolução, bem como as trocas citadas não foram executadas, além de não levarem à solução. Isso permitiu concluir que os estudantes que responderam as questões analisadas tiveram dificuldade em interpretar os enunciados dos problemas, além da falta de habilidade em aplicar os conceitos matemáticos e regras na resolução de problemas.
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